terça-feira, 19 de julho de 2022

O Bom Pastor


“O SENHOR é o meu Pastor, de nada terei falta”. Salmo 23.1

É comum que ao viajarmos de carro percebamos frases na traseira de carretas e caminhões. Algumas ficam marcadas na memória, jargões populares, ditados ou até versículos bíblicos. Um deles é talvez o versículo mais famoso do livro dos salmos, “o SENHOR é o meu pastor…”. A questão é que, sendo tão famoso, é também tão mal entendido, pois a tentativa de entender pode vir de alguém que não tem o SENHOR como seu pastor; aí reside o problema.

Davi era pastor de ovelhas e sabia os pormenores do dia a dia de um pastor e de suas ovelhas; ele escreve o salmo, inspirado por Deus, com propriedade prática e espiritual. Ele sabia o que era ser pastor de ovelhas e sabia o que era ser ovelha do Bom Pastor. Por isso, ele compõe o salmo com os olhos no Deus da Aliança. No Deus que prometeu cuidar do seu povo, no Deus que prometeu redenção consumada em Jesus.

A questão real levantada pelo salmista é: aqueles que têm o Deus da aliança como seu pastor, jamais sentirão falta das demais coisas. Portanto é possível descansar em Deus, mesmo no vale da sombra da morte, pois a nossa alma já está satisfeita no próprio Deus; é como uma criança, que a qualquer momento, deixa os pormenores, e sem sentir falta de mais nada, corre para os braços do pai.

Só é possível satisfação nos braços de Jesus; ele deu a sua vida pelas ovelhas (Jo 10.11), ele nos faz repousar em pastos verdejantes; leva-nos para junto das águas de descanso; refrigera a nossa alma. Guia-nos pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que andemos pelo vale da sombra da morte, não temeremos mal nenhum. Nos seus braços há a certeza de que a bondade e misericórdia nos seguirão todos os dias da nossa vida; e habitaremos com o Senhor Jesus, o nosso Bom Pastor, para todo o sempre.

O Bom Pastor deu a vida pelas ovelhas, descansemos nele!

Timóteo Sales

FONTE: ipbahia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jesus faz maravilhas

  Os evangelhos relatam os diversos milagres operados por Jesus, numa clara demonstração de sua divindade. Aqui, destacaremos três desses mi...