ESTRUTURA
O Novo Hinário foi a aspiração do passado e o NOVO CÂNTICO é a realidade do presente. O hinário, com nome de NOVO CÂNTICO, foi estruturado, visando a aplicação dos hinos como meio de louvor, ensino e edificação da igreja, conforme a orientação do apóstolo Paulo aos efésios (Ef 5.19) e colossenses (Cl 3.16).
Identificação de Deus com o homem:
Hinos na sequência da forma de culto, registrada em Isaías 6.1-8, através da:
» Visão de Deus na Adoração — Is 6.1-4
» Visão do homem na Confissão — Is 6.5,6
» Visão da graça no Perdão — Is 6.6,7
» Visão da mensagem no Apelo e na Edificação — Is 6.6,8a
» Visão da submissão na Consagração — Is 6.6,8b
» Ações de Graça — SI 103.2
Revelação maior de Deus ao homem:
» Jesus Cristo — Jo 3.16
» Sua vida —Jo 14.6
» Sua igreja-Mt 16.18
» Seu ministério — At 2 0.2 8
» Hinos sobre a vida de Jesus — Advento, Natal, Ministério, Paixão, Morte,
Ressurreição, Grande Comissão e Segunda Vinda.
» Hinos para todas as atividades da igreja — comunhão, batismo, profissão de fé,
Escola Dominical, crianças e os hinos oficiais das sociedades eclesiásticas.
Expressão do homem através de assuntos diversos, para ocasiões e datas especiais (Hb 13.15)
» Hinos sobre a Bíblia, casamento, Pátria e uma coletânea para os jovens.
O hinário como meio de louvor (Ef 5.19) visa a estimular um programa de culto com lógica e unidade, a fim de que cada ato do culto possa ser experimentado através das mensagens expressas pelos hinos.
O hinário como meio de instrução (Cl 3.16a) procura mostrar como os hinos expressam a história da igreja ao longo dos séculos, as suas origens, a vida de seus autores e circunstâncias em que foram escritos. Visa estimular estudos sobre a música na Bíblia, a música e suas influências na personalidade, no meio ambiental e especialmente sobre a sua aplicação no ministério da igreja.
O hinário como meio de edificação (Cl 3.16b) busca enfatizar os ensinamentos
bíblicos e as doutrinas da igreja. Conforme afirmativa de Lutero, o hinário é o maior tratado de teologia depois da Bíblia. Objetiva mostrar também como os hinos são testemunho da fé e auxiliares da obra do Espírito Santo, sendo laços que unem os crentes em todo o mundo, no amor fraterno de Cristo.
A linguagem inadequada de alguns hinos e falha doutrinária de outros foram os motivos que levaram a igreja do passado a desejar o seu próprio hinário e a do presente a criá-lo.
Assim sendo, várias alterações tiveram de ser feitas visando:
1 – Fidelidade às doutrinas bíblicas.
2 – Melhoria da linguagem.
3 – Coerência da letra com a música.
Nos seus 131 anos de existência a Igreja Presbiteriana do Brasil recebe agora seu hinário para uma melhor preservação de suas origens, reafirmação dos seus princípios e proclamação do ensino da Palavra de Deus.
Eis pois o NOVO CÂNTICO como expressão de nossas vidas em hinos de louvor e gratidão ao nosso Deus e para instrução e edificação do seu povo.
Obs.: O texto foi publicado em 1991, mas em 2012, a Igreja Presbiteriana do Brasil completou seu 153° aniversário.
Atenilde Cunha
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