domingo, 21 de junho de 2020

ELEMENTOS PARA SER FORTE E CORAJOSO DIANTE DAS ADVERSIDADES (conclusão)

                                        Versículos - Josué 1:9 - Seja Forte e Corajoso! - YouTube


              2º Elemento: OBEDECER À PALAVRA DE DEUS (v.7 – 8)
O texto nos ensina que a força e a coragem de Josué, não era provenientes apenas da promessa que o Senhor, mas também a obediência sua Palavra, que é o segundo elemento para ser forte e corajoso diante das adversidades que estavam por vir: OBEDIÊNCIA À PALAVRA DE DEUS. Os versículos 7 e 8 apresentam pelo menos DUAS orientações para Josué liderar o povo e ser bem sucedido em sua missão. Vejamos os versículos: “7Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. 8Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.”  
PRIMEIRA ORIENTAÇÃO é para que ele vivesse a Palavra em sua vida, um verdadeiro praticante da Palavra, alguém que tem o prazer de meditar na Palavra dia e noite (como descreve o salmista do salmo 1º). Aplicando em sua vida os mandamentos do Senhor, para não ocorrer de desviar-se nem para a DIREITA OU ESQUERDA, mas continuar firme nos caminhos do Senhor. Fazendo SEGUNDO TUDO QUANTO NELE ESTÁ ESCRITO. Uma SEGUNDA ORIENTAÇÃO era para ele NÃO CESSAR de falar do Livro da Lei, ou seja, deveria ensinar aos seus irmãos os mandamentos de Deus de maneira constante. A força e a coragem de Josué seriam provenientes de o quanto obedeceria em cumprir essa Palavra, ser bem sucedido em sua missão seria resultado direto dessa obediência.
O apóstolo Paulo, em sua segunda carta ao jovem Timóteo, no capítulo dois no versículo 15, o orientava a procurar apresentar-se diante de Deus APROVADO, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que MANEJA BEM a palavra da verdade. Era essa característica que deveria fazer parte de Josué, filho de Num.
Todos os dias apareceram variadas adversidades na sua vida, conflitos inesperados, e você terá que ser forte e corajoso para não retroceder, e para tanto você precisar está bem alimentado. A Palavra é o alimento, dela extraímos força, coragem, mas também sabedoria, consolo, paz! Por meio da Palavra somos orientados, ela é a nossa regra de fé e prática, todavia para isso, devemos nos alimentar diariamente dela.  Você tem se alimentado da Palavra de Deus? Você tem separado um tempinho para degustar essa maravilha? Pense nisso! E você que ler e medita na Palavra, tem aplicado a sua vida? Ou apenas a lê para aplicá-la a vida de outros, como um instrumento de julgamento de sentenças? Use-a como um instrumento: uma ferramenta potente para retirar a TRAVE de seu olho, para só assim poderá usar como um SOPRO para retirar o CISCO do olho de seu irmão!

·         3º Elemento: CONFIAR NA PRESENÇA DE DEUS (v.5, 9)
Por fim chegamos ao terceiro elemento da força e coragem de Josué: a confiança na presença constante de Deus, versículos 5 e 9: “ 5Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. . 9Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.”. CONFIAR NA PRESENÇA DE DEUS, o terceiro elemento para ser bem sucedido nessa empreitada, obviamente Josué tinha uma missão difícil e para tanto deveria ser forte e corajoso, mas nem sua força, nem muito menos sua coragem seriam suficientes, se ele por se só julgasse que poderia realizar tamanho feito baseado simplesmente na sua força e coragem, ou seja, centrada na sua capacidade, na sua inteligência e demais atributos humanos que pudesse vir a possuir. Não! Josué, só conseguiria realizar sua missão FORTALECIDO pela presença permanente do Senhor, seu Deus. Ele não o deixaria, Ele não o abandonaria. Crendo nessa verdade, Josué foi forte e corajoso, determinado a cumprir cabalmente a missão que recebera de liderar o povo de Israel, diante de qualquer adversidade maior ou menor que fosse, pois ele DEPENDIA inteiramente do Seu Senhor e sabia que Ele estava constantemente ao seu lado.
      Quando o Senhor Jesus comissionou os seus apóstolos a irem fazer discípulos de todas as nações, batizando-os  em nome do Pai, Filho e Espírito santo e ensinando-os a guardar todas as coisas que Jesus os ordenara, Ele lhes disse uma verdade, que os fortalecia e os encorajava: “E eis que estou convosco TODOS os dias até à CONSUMAÇÃO do século.” (Mateus 28.18 – 20).
      Assim como foi com Josué e os apóstolos, o Senhor é para com TODOS os Seus filhos, pois Ele é o mesmo hoje e o será para sempre. Saiba que você não está sozinho nas suas lutas! Adversidades virão, mas o Senhor está ao seu lado. Confie! Acredite! “Ainda que andes pelo vale da sombra da morte, NÃO TEMAS!”

Gostaria de fazer algumas considerações:
Para você que já é CRENTE EM CRISTO JESUS, quero lembrar-lhe três coisas:
1º) ALIMENTE-SE diariamente da PALAVRA!
2º) Você tem a promessa de morar em uma nova terra, mas enquanto viver nessa terra, viva como um verdadeiro CIDADÃO DOS CÉUS! Viva como Cristo voltasse a qualquer momento! Para tanto PRATIQUE A PALAVRA!
3º) Lembre-se que você NÃO ESTÁ SOZINHO! No choro ou alegrias o Senhor é contigo em TODO momento!
Para você que ainda NÃO TEM A CERTEZA DE SALVAÇÃO, gostaria de dizer-lhe, que JESUS TE AMA e que você não precisa enfrentar suas batalhas diárias sozinho, o nosso Senhor Jesus é para todos, que desejarem CRER em Seu nome, arrepender-se dos pecados e descansar Nele! Pense nisso!

A força e a coragem de Josué não eram sobrenaturais, mas o que ele decidiu a crer e fazer foram determinantes para que viesse a ser bem sucedido, que esses elementos possam fazer você refletir na sua vida e comunhão com Cristo! AS adversidades poderão saltar diante dos seus olhos de maneira inesperada, mas CREIA nas BOAS PROMESSAS do Senhor, seja firme na OBEDIÊNCIA à Sua Palavra e tenha em mente que o SENHOR É CONTIDO em TODO instante. Deus nos abençoe!  

Em Cristo 
Miss. Junior Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jesus faz maravilhas

  Os evangelhos relatam os diversos milagres operados por Jesus, numa clara demonstração de sua divindade. Aqui, destacaremos três desses mi...