domingo, 12 de novembro de 2023

Até quando, SENHOR? Poderia ser o título de muitas histórias no dia hoje.

 


Você já se sentiu abandonado? Quando mais precisava, você se viu sozinho? É o que inicialmente nos transmite o salmista Davi com esse Salmo 13, abandono divino. Davi se senti abandonado pelo Pai, diante do seu inimigo. Ele questiona ao Senhor: “Até quando, SENHOR? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando estarei eu relutando dentro de minha alma, com tristeza no coração cada dia?” (vv1 – 2).

            O salmista Davi está DESOLADO. Quando usa a palavra esquecer-te-ás, a ideia aqui é que Deus DEIXOU DE CUIDAR dele. Diante a situação de perseguição, provavelmente advinda de seu filho Absalão. Ele está (fixar, estar determinado a) relutando (conselho, propósito, desígnio) com sua alma. Se encontra com tristeza no coração, Davi está magoado, angustiado e em sofrimento.

            Diante dessa situa desoladora, ele faz uma SÚPLICA ao SENHOR: “Atenta para mim, responde-me, SENHOR, Deus meu! Ilumina-me os olhos, para que eu não durma o sono da morte;” (v.3). Para que o inimigo não dissesse que prevaleceu sobre ele. (v.4) O salmista clama a Deus na sua angústia, no momento de desolação, ele súplica por iluminação. Como está escrito no Salmo 120.1: “Na minha angústia, clamo ao SENHOR, e ele me ouve.” As muitas dificuldades podem nos angustiar, mas nesse momento de aflição, de desassossego, devemos clamar ao SENHOR. Em qualquer instante o SENHOR nosso Deus ouve nossas orações, com o coração sincero, verdadeiro. “Eu, porém, clamo a Deus, e o SENHOR me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia choro angustiado, e ele ouve a minha voz” (Salmos 55.16 – 17).

            Por fim, vemos que o salmista Davi leva consigo uma CERTEZA no coração, que a graça e a salvação do SENHOR não se apartaram dele independente do seu inimigo, quem quer que seja o sue inimigo (v. 5). O que nos traz a memória a carta de Paulo aos Romanos 8. 35 – 39. “Quem nos separará do amor de Cristo?”.

Diante da certeza que a aliança com o SENHOR permanece, ele LOUVA a Deus porquanto lhe “tem feito muito bem”. O Rev. Derek em seu comentário teológico interpreta essa frase como: algo completo. Outra tradução seria “tratado com generosidade”. Logo a fé está fundamentada na generosidade de Deus.  

 “Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o SENHOR tem sido generoso para contigo.” 

(Salmos 116.7)

                       DESOLAÇÃO, SÚPLICA e CERTEZA são essas palavras que destaquei nessa reflexão, em qual situação você se encontra? Saiba que em todas elas, Jesus é contigo!

 Que o SENHOR coloque no seu coração a certeza de que não importa a situação que esteja vivendo, ao buscá-lo em oração, Ele será contigo!

Em Cristo, Junior Lins. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jesus faz maravilhas

  Os evangelhos relatam os diversos milagres operados por Jesus, numa clara demonstração de sua divindade. Aqui, destacaremos três desses mi...