O homem em seu estado natural está morto em suas faltas e
pecados.
Esta antiga convicção da igreja cristã, de que o homem, estando
morto, por suas faltas e pecados (Ef. 2:1,5) - não pode salvar a si
mesmo. Mesmo assim, o ser humano tenta freqüentemente fazer algo que o
traga para sua própria salvação! Mas Jesus disse: “Quem permanece em
mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”
(João 15:5).
É por essa razão que a Bíblia diz que Deus é o único autor da
conversão do ser humano. Qualquer pessoa que ouvir do Evangelho é
inclinado por Deus para aceitá-lo. Ele é livre para aceitar. Mas, e aqui
está o grande problema, ele não é capaz de aceitar, porque ele não tem
um desejo santo ou vontade própria para fazê-lo. “Pode, acaso, o etíope
mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Então, poderíeis fazer o
bem, estando acostumados a fazer o mal?” (Jer. 13:23). A natureza
pecaminosa do homem, e somente isso, torna impossível para o ser humano
fazer qualquer coisa que o traga próximo a sua própria salvação. Como
Jesus uma vez disse: “para o homem isso é impossível...” (Mt. 19:26). É
impossível para aqueles que estão mortos no pecado receber Jesus Cristo
como ele gratuitamente ofereceu no seu evangelho. Quão agradecidos nos
deveremos ser, então, Jesus veio dizer, “... porque com Deus todas as
coisas são possíveis.” A Fé Reformada nos ensina que a habilidade humana
sofreu uma mudança drástica como resultado da sua queda no pecado. O
homem era originalmente livre e capaz de fazer a vontade de Deus. Mas
“por causa de sua queda em um estado de pecado”, ele teve “total perda
de suas habilidades de querer fazer qualquer bem espiritual, junto com a
salvação: então como, um homem natural, sendo adverso a tudo que seja
bom, e morto no pecado, não é capaz, pela sua própria força, de
converter a si mesmo ou preparar-se para tal situação?” (CFW, IX: 3).
Deus não tirou do homem a habilidade de fazer o bem. Tanto que enquanto
plano de Deus, o homem ainda é livre para fazer o bem. Mas ele não tem a
habilidade para fazer o bem; mas é de fato “totalmente indisposto,
incapaz e feito em oposição a tudo o que é bom, e totalmente inclinado
para o mal” (CFW, VI: 4). É isto o que as escrituras ensinam, quando
elas dizem, “Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois
não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar”(Rom. 8:7). A
depravação do homem, em outras palavras, é total por natureza.
FONTE: ipb.org.br
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