TEXTO: Romanos 3:21-26
Durante as férias, minha esposa e eu passeamos de bicicleta. Uma rota nos levou a um bairro de casas milionárias. Vimos os moradores passeando com cachorros, ciclistas e trabalhadores construindo novas casas ou cuidando dos jardins. Era uma mistura de todas as esferas sociais e isso me lembrou de uma realidade valiosa. Não há verdadeira distinção entre nós. Ricos ou pobres. Abastados ou trabalhadores. Conhecidos ou desconhecidos. Todos nós naquela rua e manhã éramos iguais. “O rico e o pobre têm isto em comum: o Senhor criou os dois” (Provérbios 22:2). Independentemente das diferenças, todos fomos feitos à imagem de Deus (Gênesis 1:27).
Mas há algo mais: ser igual diante de Deus também significa que não importa a nossa situação econômica, social ou étnica, todos nós nascemos sob a condição de pecado: “Pois todos pecaram e não alcançam o padrão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Somos todos desobedientes e igualmente culpados perante Ele, e precisamos de Jesus.
Frequentemente, dividimos as pessoas em grupos por vários motivos. Mas, na verdade, todos nós fazemos parte da raça humana. E embora estejamos todos na mesma situação, pecadores que precisam de um Salvador, podemos ser “justificados gratuitamente (ARA)”, declarados justos — reconciliados com Deus por Sua graça (v.24).
O rico e o pobre têm isto em comum: o Senhor criou os dois. Provérbios 22:2FONTE: ministeriospaodiario.com.br