domingo, 13 de julho de 2025

Extremistas destroem complexo de igreja em meio a conflito civil no Sudão

 

Extremistas destroem complexo de igreja em meio a conflito civil no Sudão

O Sudão é classificado como o quinto pior país em termos de perseguição aos cristãos na Lista Mundial da Perseguição de 2025 da Portas Abertas

Cristãos no Sudão (foto representativa)

Extremistas, acompanhados por forças armadas sudanesas e policiais, destruíram um complexo de igreja pentecostal em Cartum, capital do Sudão, esta semana, de acordo com um grupo de vigilância.

A Igreja Pentecostal, construída inicialmente no início da década de 1990 e destruída na terça-feira, estava localizada na área de El Haj Yousif, de acordo com a Christian Solidarity Worldwide (CSW), sediada no Reino Unido.

El Haj Yousif está sob o controle das Forças Armadas do Sudão (SAF) — a facção envolvida em um conflito civil com as Forças de Apoio Rápido (RSF) e que declarou Cartum “completamente libertada” do controle das RSF em maio.

Enquanto os combates entre as SAF e as RSF se intensificaram em Darfur e Omdurman, ataques direcionados a igrejas continuaram desde o início do conflito civil em abril de 2023. Ambas as facções armadas foram acusadas de profanar espaços religiosos durante operações militares.

Em dezembro de 2024, um ataque aéreo das Forças Armadas Revolucionárias da Síria (SAF) contra uma igreja em Cartum matou 11 pessoas, incluindo oito crianças. Em junho de 2025, tropas das Forças Armadas Revolucionárias da Síria (RSF) bombardearam três igrejas — a Igreja Episcopal Sudanesa, a Igreja do Interior Africano e a Igreja Católica Romana — em El Fasher, capital de Darfur do Norte, ao longo de dois dias.

O diretor executivo da CSW, Scot Bower, disse que a demolição em El Haj Yousif parece ter sido apoiada pelas autoridades locais, acrescentando que “ataques intencionais a locais dedicados à religião são crimes graves segundo o Estatuto de Roma”.

A área de El Haj Yousif também testemunhou demolições de igrejas no passado.

Em fevereiro de 2018 , as autoridades destruíram um complexo da Igreja Evangélica Presbiteriana do Sudão no mesmo bairro. O Rev. Abdul Harim, pastor da igreja, disse à International Christian Concern na época que escavadeiras do governo e a polícia chegaram após o culto matinal, removeram à força móveis e Bíblias e arrasaram o prédio.

A demolição foi realizada apesar de um processo judicial pendente contestando a propriedade do terreno, disse Harim, que, segundo o estado, deveria ser transferido para uma construtora muçulmana privada. Os pertences da igreja, incluindo Bíblias e cadeiras, foram confiscados.

Comunidades cristãs deslocadas pela guerra civil no Sudão enfrentaram restrições ao culto em áreas de refugiados.

Em Wadi Halfa, uma cidade no estado do Norte, cristãos deslocados foram impedidos de realizar um culto de Natal em um parque público onde haviam se abrigado. O pastor Mugadam Shraf Aldin Hassan, da Igreja Unida de Esmirna, disse na época que autoridades disseram à congregação que precisavam de permissão por escrito para realizar atividades cristãs em uma área muçulmana, apesar da aprovação verbal prévia das autoridades de segurança nacional.

O Sudão é classificado como o quinto pior país em termos de perseguição aos cristãos na Lista Mundial da Perseguição de 2025 da Portas Abertas, que observa que mais de 100 igrejas, edifícios e casas cristãs foram ocupados à força durante o conflito civil em curso.

Folha Gospel com informações de The Christian Post

domingo, 6 de julho de 2025

VOCÊ PODE VENCER A ANSIEDADE

 VOCÊ PODE VENCER A ANSIEDADE 



 “Lançando sobre ele [Deus] toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1Pe 5:7)

 ​A ansiedade assola pessoas de todas as faixas etárias, de todos os estratos sociais, de todos os níveis intelectuais e do todos os credos religiosos. Há níveis diferentes de ansiedade. Há indivíduos mais afetados do que outros. De acordo como o psicólogo Rollo May, a ansiedade é o mal deste século. O texto em epígrafe enseja-nos quatro lições:

​Em primeiro lugar, a ansiedade é uma realidade na vida do cristão. O apóstolo Pedro escrevendo aos forasteiros da dispersão admite que a ansiedade é uma realidade que atinge o povo de Deus. Os destinatários da carta de Pedro eram pessoas cujas propriedades foram confiscadas, que viviam perambulando pelo mundo, perseguidas pela truculência de um regime opressor. Nessa amarga situação adversa, não há na fala do apóstolo qualquer negação da realidade nem mesmo dos efeitos deletérios da ansiedade. O cristão está sujeito à depressão, ao estresse e à ansiedade. Depressão é excesso de passado, estresse é excesso de presente e ansiedade é excesso de futuro. Ficamos ansiosos quando temos medo do amanhã, quando sofremos por alguma coisa que ainda não está acontecendo, ou quando hiperdimencionamos os problemas e apequenamos nossa confiança em Deus. 

​Em segundo lugar, a ansiedade é um fardo pesado. A ordem de lançar sobre Deus toda a nossa ansiedade transmite a ideia de que a ansiedade é um fardo pesado, que nos esmaga. Não podemos carregar esse peso sozinhos tampouco precisamos levá-lo estribados em nossa própria força. A palavra ansiedade significa “estrangulamento, puxar em direção oposta, tirar o oxigênio”. A ansiedade é inútil, pois não pode acrescentar sequer alguns centímetros ao curso da nossa vida. A ansiedade é prejudicial, pois não nos fortalece para enfrentar os problemas, antes, drena nossas energias e nos fragiliza ainda mais. A ansiedade é um sinal de incredulidade, pois são aqueles que não conhecem a Deus que se preocupam com o que vão comer, beber e vestir. Devemos, antes, buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, sabendo que as demais coisas nos serão acrescentadas. Se Deus cuida dos pássaros e das plantas, e se valemos mais do que aves e plantas, certamente, Deus cuidará de nós. 

​Em terceiro lugar, a ansiedade pode ser lançada sobre Deus. O apóstolo Pedro recomenda a tirarmos essa mochila pesada das costas, a lançarmos esse farado pesado da ansiedade sobre Deus. Nós não temos forças suficientes para enfrentarmos todas as ameaças da ansiedade, mas Deus é poderoso para aliviar nossa bagagem. Aquele que sustenta o universo pode levar nosso fardo. Quando depositamos nossos medos, angústias e ansiedade aos pés do Senhor não só ficamos aliviados, mas, também, podemos prosseguir a jornada da vida, sabendo que o jugo de Jesus é suave e o seu fardo é leve. O Senhor veio não para nos escravizar, mas para nos libertar. Veio não para nos oprimir, mas para refrigerar nossa alma. Veio não para nos colocar debaixo de um tacão cruel e pesado, mas para nos dar vida e vida em abundância.

​Em quarto lugar, a ansiedade tem solução no cuidado divino. O apóstolo Pedro esclarece que a podemos ficar livres da ansiedade, porque Deus tem cuidado de nós. Ele se compadece de nós em nossa fraqueza e nos assiste. Ele toma o nosso fardo e o carrega por nós. Ele nos conhece completamente e mesmo assim nos ama com amor eterno. Ele como um Pai, nos carrega no colo e enxuga nossas lágrimas. Ele nos levanta, tonifica as musculaturas da nossa alma e nos enche de esperança e gozo. Ele perdoa nossos pecados e coloca um cântico de vitória em nossos lábios. Ele nos guia com seu conselho eterno e nos recebe na glória.

Rev. Hernandes Dias Lopes

FONTE: Hernandes Dias Lopes

Extremistas destroem complexo de igreja em meio a conflito civil no Sudão

  Extremistas destroem complexo de igreja em meio a conflito civil no Sudão O Sudão é classificado como o quinto pior país em termos de pers...